Release
Diones Correntino é pianista, compositor e arranjador. Em sua abordagem como instrumentista alia formação como pianista explorando composição e improvisação com influências de repertórios da música brasileira, da música moderna e do jazz. Seu repertório inclui composições próprias, improvisações e recriações com base no rico legado da música brasileira e sua fusão com outros gêneros.
Tem se destacado entre os principais pianistas compositores e arranjadores brasileiros da sua geração por sua performance virtuosística e por sua singularidade de recriação como pianista, aliando técnica, sofisticação e sonoridade refinada. Essas qualidades fizeram de Diones Correntino um dos grandes nomes do piano brasileiro e da música instrumental brasileira. Além de suas atividades como músico, atua como professor efetivo da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.
Apresentou-se em várias cidades do Brasil como pianista solo, em grupo e com o Diones Correntino Trio- piano, contrabaixo e bateria, com destaque para a Casa Thomas Jefferson (Brasília) e a Série Instrumental Guiomar Novaes promovida pela Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro).
Em 2025 realizou turnê pela América do Sul apresentando-se como Pianista Solo na cidade de Buenos Aires na Argentina e como convidado do prestigiado festival Jazz a la Calle na cidade de Mercedes durante o 17ª Encuentro Internacional de Músicos que acontece anualmente no Uruguai, evento que conta com artistas internacionais de várias partes do mundo e que são destaque no cenário do jazz e da música improvisada.
Também em 2025, fez parte da temporada do ano Brasil na França no festival de Avignon, um dos maiores festivais de teatro do mundo, ano em que se celebrou os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França. Nesta oportunidade atuou como pianista do Espetáculo Teatral La Roue de la Vie ao lado do ator, cantor, diretor e dançarino Antônio Interlandi e o pianista, arranjador e diretor musical Mathieu el Fassi. (Projeto contemplado através da Lei Aldir Blanc - Edital Ocupa Goiás)
Sua experiência como artista internacional inclue ainda concertos em cidades dos EUA e Europa, em especial na cidade de Paris, onde realizou parte do seu doutorado como bolsista brasileiro internacional (Bolsa Capes - Print - Unicamp) no departamento de música e musicologia da Universidade de Paris – Sorbonne – Paris IV. Nos Estados Unidos apresentou-se no prestigiado Festival de Música Brasileira da North Texas University – Denton.
Em 2023 foi palestrante convidado do 1º Festival Internacional de Piano Popular promovido pelo Terra da Música e Free Note, evento que contou com alguns dos principais pianistas compositores brasileiros e estrangeiros, entre eles Leandro Braga, Claudio Dauelsberg, Fábio Torres, Duo Gisbranco, Heloísa Fernandes, André Marques, Débora Gurgel, Cláudia Castelo Branco e Turi Collura. Nesse Encontro teve a oportunidade de discutir temas relativos à composição e arranjo para piano solo e estudos criativos em sua prática como pianista/compositor.
Em 2015 lançou o disco Diones Correntino Quarteto- Som Mestiço. O álbum, que também contou com a participação do saxofonista Mauro Senise na faixa "Pianeiros", recebeu destaque entre as 30 indicações de CDs independentes do ano de 2015, no gênero música instrumental, segundo o crítico musical Carlos Calado (autor dos livros Jazz ao Vivo (1989), O Jazz como Espetáculo (1990), organizador da Coleção Folha Clássicos do Jazz (2007), autor do blog Música de Alma Negra, colaborador do jornal Folha de São Paulo).
Acadêmico
Diones Correntino é Doutor em música pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Foi bolsista brasileiro internacional (bolsa UNICAMP- CAPES- PrInt) para cursar parte do doutorado no departamento de música e musicologia da Universidade de Paris – Sorbonne – Paris IV.
Mestre em música pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e bacharel em música-habilitação em piano pela mesma instituição, tendo sido orientado no curso de piano clássico pelo pianista e professor Luiz Medalha. Realizou o curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí (ano 2008), além de aulas sobre jazz e improvisação contemporânea no New England Conservatory-Boston-EUA.
Apresentou trabalhos acadêmicos em congressos e seminários de pós-graduação nacionais e internacionais com destaque para o Séminaire Composition. Cognition, Apprentissage da Université Paris Sorbonne, Simpósio Villa-Lobos da Escola de Comunicação e Artes da USP, Simpósio Internacional de Musicologia da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, Seminários Experimentais da Unicamp e Congresso da Associação Nacional de Pesquisa em Música.
