Release
Diones Correntino é pianista, compositor e arranjador. Em sua abordagem como instrumentista alia formação como pianista explorando composição e improvisação com influências de repertórios da música brasileira, da música moderna e do jazz. Seu repertório inclui composições próprias, improvisações e recriações com base no rico legado da música brasileira e sua fusão com outros gêneros.
Tem se destacado entre os principais pianistas compositores e arranjadores brasileiros da sua geração por sua performance virtuosística e por sua singularidade de recriação como pianista. Essas qualidades fizeram de Diones Correntino um dos grandes nomes do piano brasileiro e da música instrumental brasileira. Além de suas atividades como músico, atua como professor efetivo da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.
Apresentou-se em várias cidades do Brasil como pianista solo, em grupo e em Trio com a clássica formação jazzística piano, contrabaixo e bateria, com destaque para a Casa Thomas Jefferson (Brasília) e a Série Instrumental Guiomar Novaes promovida pela Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro).
Sua experiência como artista internacional inclui concertos em cidades dos EUA e Europa, em especial na cidade de Paris, onde realizou parte do seu doutorado como bolsista brasileiro internacional no departamento de música e musicologia da Sorbonne Université – Paris IV. Nos Estados Unidos apresentou-se no prestigiado Festival de Música Brasileira da North Texas University – Denton.
Em 2025 realizou turnê pela América do Sul apresentando-se como Pianista Solo na cidade de Buenos Aires na Argentina e como convidado do prestigiado festival Jazz a la Calle na cidade de Mercedes durante o 17ª Encuentro Internacional de Músicos que acontece anualmente no Uruguai, evento que conta com artistas internacionais de várias partes do mundo e que são destaque no cenário do jazz e da música improvisada.
Em 2023 foi palestrante convidado do 1º Festival Internacional de Piano Popular promovido pelo Terra da Música e Free Note, evento que contou com alguns dos principais pianistas compositores brasileiros e estrangeiros, entre eles Leandro Braga, Claudio Dauelsberg, Fábio Torres, Duo Gisbranco, Heloísa Fernandes, André Marques, Débora Gurgel, Cláudia Castelo Branco e Turi Collura. Nesse Encontro teve a oportunidade de discutir temas relativos à composição e arranjo para piano solo e estudos criativos em sua prática como pianista/compositor.
Em 2015 lançou o disco Diones Correntino Quarteto- Som Mestiço. O álbum, que também contou com a participação do saxofonista Mauro Senise na faixa "Pianeiros", recebeu destaque entre as 30 indicações de CDs independentes do ano de 2015, no gênero música instrumental, segundo o crítico musical Carlos Calado (autor dos livros Jazz ao Vivo (1989), O Jazz como Espetáculo (1990), organizador da Coleção Folha Clássicos do Jazz (2007), autor do blog Música de Alma Negra, colaborador do jornal Folha de São Paulo).
Acadêmico
Diones Correntino é Doutor em música pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Foi bolsista brasileiro internacional (bolsa UNICAMP- CAPES- PrInt) para cursar parte do doutorado no departamento de música e musicologia da Universidade de Paris – Sorbonne – Paris IV. Mestre em música pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e bacharel em música-habilitação em piano pela mesma instituição, tendo sido orientado no curso de piano clássico pelo pianista e professor Luiz Medalha. Realizou o curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí (ano 2008), além de aulas sobre jazz e improvisação contemporânea no New England Conservatory-Boston-EUA.
Apresentou trabalhos acadêmicos em congressos e seminários de pós-graduação nacionais e internacionais com destaque para o Séminaire Composition. Cognition, Apprentissage da Université Paris Sorbonne, Simpósio Villa-Lobos da Escola de Comunicação e Artes da USP, Simpósio Internacional de Musicologia da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, Seminários Experimentais da Unicamp e Congresso da Associação Nacional de Pesquisa em Música.
